Menu

Novo parque da Disney nos Emirados Árabes: como será a atração

Esse será o sétimo parque da companhia, mas o primeiro localizado no Oriente Médio.

Disney anunciou planos para abrir seu primeiro parque temático no Oriente Médio.

O resort será construído na ilha de Yas, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, por meio de uma parceria entre a Disney e a empresa local de lazer e entretenimento Miral. 

Disney já tem seis parques temáticos espalhados por América do Norte, Europa e Ásia. O mais recente deles foi aberto em 2016 em Xangai, na China. 

A empresa Miral é responsável pelo desenvolvimento da ilha de Yas como um destino turístico e já opera os parques SeaWorld e Warner Bros. World, onde está sendo construído um parque temático do Harry Potter. 

CEO da Disney disse que parque será 'autenticamente Disney e distintamente emiradense' — Foto: Walt Disney Company and Miral

CEO da Disney disse que parque será ‘autenticamente Disney e distintamente emiradense’ — Foto: Walt Disney Company and Miral 

No comunicado sobre o novo empreendimento, a Disney afirmou que os Emirados Árabes estão localizados a apenas quatro horas de voo de um terço da população mundial, fazendo do local um “importante portal para o turismo”. 

E adicionou que 120 milhões de pessoas passam por Abu Dhabi e Dubai todo ano, fazendo dos Emirados o maior hub de viagens aéreas do mundo. 

A ilha de Yas, com 25 quilômetros quadrados, fica a 20 minutos do centro de Abu Dhabi e a 50 minutos de Dubai. 

O CEO da Disney, Robert Iger, descreveu os planos para a construção do novo parque como um momento “emocionante” para a companhia e disse que a Disneylândia em Abu Dhabi será “autenticamente Disney e distintamente emiradense”. 

Ilha de Yas, em Abu Dhabi, onde será construído o parque da Disney — Foto: Getty Images 

O primeiro parque temático da Disney foi aberto em Anaheim, na Califórnia, em 1955. Depois disso, foi aberto o parque em Orlando, na Flórida, em 1971. 

A expansão internacional começou em 1983, com um parque em Tóquio, no Japão, e depois em Paris, na França, em 1992. Então vieram Hong Kong, em 2005, e mais recentemente Xangai, em 2016. 

“Esse destino inovador representa uma nova fronteira no desenvolvimento de parques temáticos”, afirmou Josh D’Amaro, presidente da DisneyExperiences. 

‘Mais avançado e interativo de todos’

O novo resort da Disney oferecerá entretenimento da companhia, acomodações temáticas, “experiências gastronômicas e de compras únicas”. 

A ideia é unir o legado da Disney e essência futurista de Abu Dhabi

Segundo Josh D’Amaro, presidente da Disney Experiences, o parque nos Emirados Árabes “será o mais avançado e interativo de todo o portfólio”. 

“A localização do parque é incrivelmente única, o que nos permitirá contar nossas histórias de forma totalmente nova. Será uma celebração do que é possível quando a criatividade e o progresso se unem.” 

Já o CEO da Miral, Mohamed Abdalla Al Zaabi, afirmou que trazer o parque temático da Disney para a região marca “mais uma conquista na nossa jornada de tornar a ilha um destino global de entretenimento e lazer de excelência”. 

Ele acrescentou que o empreendimento vai “impulsionar o crescimento econômico sustentável de Abu Dhabi e região”. 

SeaWorld já opera na ilha que receberá primeiro resort da Disney no Oriente Médio — Foto: Getty Images 

Disney está se sentindo confiante’

Também nesta quarta-feira (07/05), a Disney anunciou que teve resultados melhores do que o esperado nos primeiros três meses de 2025, com uma alta de 7% no lucro, que chegou a $23,6 bilhões (cerca de R$ 135 bilhões na cotação atual). 

O serviço de streaming Disney+ ganhou 1,4 milhões assinantes, contrariando a expectativa da própria empresa, que previa um leve declínio de assinaturas devido ao aumento do preço. 

O público também aumentou nos parques dos Estados Unidos, com visitantes gastando mais, e houve um crescimento nas reservas de cruzeiros após o lançamento do novo navio ‘DisneyTreasure’. 

“Apesar das dúvidas quanto à incerteza macroeconômica ou à concorrência, eu estou animado com a força e na resiliência do nosso negócio”, disse Iger. 

Dannie Hewson, chefe de análises financeiras da AJ Bell, disse que em uma época em que muitos negócios nos EUA estão “preocupados com o potencial impacto das tarifas nos gastos dos consumidores, a Disney está se sentindo confiante”.

Compartilhe:

plugins premium WordPress